Certificado Digital
O certificado digital funciona como uma assinatura digital para pessoas jurídicas e físicas, sendo possível realizar uma série de transações fiscais obrigatórias, com garantir a veracidade de documentos, como por exemplo notas fiscais.
Vantagens do certificado digital
-
Aplicações em comércio eletrônico
-
Assinatura de contratos digitais
-
Realizar operações bancárias
-
Assinar notas fiscais
-
Acessar sistemas de notas fiscais
Ter o certificado digital para emissão de nota fiscal eletrônica proporciona agilidade a tarefas como o envio e despacho de mercadorias, reduzindo custos. O principal desafio é que os órgãos municipais (prefeituras) não possuem um padrão de emissão, podendo exigir certificado digital, login e senha e muito mais. Já para emissão de NF-e (Danfe), é obrigatório a utilização do certificado digital para emissão das notas fiscais via sistema.
Modelos de certificado digitais
Existem dois modelos de certificado digital, o A1 e o A3.
O certificado A1 é um documento eletrônico que deve ser inserido diretamente no servidor do contribuinte ou no emissor de nota fiscal como o SmartNotas, com extensão .P12 ou .PFX, dispensa a utilização de senha, logo não é necessário ter tokens e smartcards para ser executado. Possui validade de 1 ano, depois desse período deve ser renovado.
Certificado A3, diferente do anterior o A3 é portátil, ou seja, não exige a instalação no computador ou sistema operacional. Para ser validado, é necessário ter um dispositivo físico (normalmente um token, pendrive ou cartão com leitor digital) e utilizar senhas de acesso para a certificação ocorrer.
Para emissão de nota utilizando um sistema de emissão o ideal é o certificado A1.